Nova Renegociação

Clique no botão Nova para criar uma nova solicitação de renegociação:

../../_images/NovaRenegociacao_01.png

A seguinte janela será aberta:

../../_images/NovaRenegociacao_02.png

Geral

  1. Parceiro de Negócio: Informe o parceiro de negócio.
  2. Forma de Pagamento: Campo não obrigatório, é possível já definir a nova forma de pagamento da renegociação.
  3. Descrição dos Campos:
  • Data Renegociação: Data de inserção do documento de renegociação, essa também será a data do documento e data de lançamento quando a renegociação for aprovada.
  • Juros a.m. %: Percentual de juros ao mês informado nos parâmetros, é possível alterar o mesmo caso não esteja habilitado o parâmetro de não permitir editar os percentuais.
  • Multa %: Percentual de multa informado nos parâmetros, é possível alterar o mesmo caso não esteja habilitado o parâmetro de não permitir editar os percentuais.
  • Taxa %: Percentual da taxa de renegociação informado nos parâmetros, é possível alterar o mesmo caso não esteja habilitado o parâmetro de não permitir editar os percentuais.
  • Desconto %: Percentual de desconto informado nos parâmetros, é possível alterar o mesmo caso não esteja habilitado o parâmetro de não permitir editar os percentuais.

Dica

Caso o parâmetro em destaque abaixo esteja marcado, não será possível alterar os percentuais:

../../_images/NovaRenegociacao_03.png
  1. Adicionar: Ao clicar no botão Adicionar a seguinte janela será aberta com a lista de parcelas em aberto para o cliente selecionado anteriormente:
../../_images/NovaRenegociacao_04.png
  1. Utilize os filtros data de vencimento e data do documento, selecione as parcelas que deseja renegociar e clique em selecionar:
../../_images/NovaRenegociacao_05.png
  1. As parcelas selecionadas agora estarão visíveis na janela principal da solicitação de renegociação:
../../_images/NovaRenegociacao_06.png
  1. Ao navegar pela barra de rolagem, é possível analisar os valores que estão sendo renegociados, os campos em destaque abaixo podem ser alterados conforme a necessidade da renegociação em edição:
../../_images/NovaRenegociacao_07.png

Dica

Caso o parâmetro em destaque abaixo esteja marcado, não será possível alterar os percentuais e valores:

../../_images/NovaRenegociacao_03.png

Importante

Os valores de taxa, juros e multa são calculados somente quando a parcela a ser renegociada está vencida, por isso no exemplo acima não há cobrança de taxas em uma das parcelas, fique atento a coluna dias de atraso.

Proposta

../../_images/NovaRenegociacao_08.png
  1. Informe a nova quantidade de parcelas que deseja renegociar as parcelas selecionadas, informe a primeira data de vencimento e clique em Gerar:
../../_images/NovaRenegociacao_09.png

Campos Editáveis:

  • Coluna Vencimento: Altere os vencimentos manualmente se necessário.
  • Coluna Valor Parcela: Altere os valores da parcela conforme renegociação acordada com o cliente, o valor da soma de todas as parcelas deverá fechar com o valor total no rodapé da janela.
  • Coluna Forma de Pagamento: Para clientes que utilizam o parâmetro de forma de pagamento na parcela em alternativa a forma de pagamento padrão do SAP na aba contabilidade.

Atenção

Se a soma dos valores das parcelas alterados na grid não fechar com o totalizador do rodapé, a seguinte mensagem será exibida:

../../_images/NovaRenegociacao_10.png
  1. Após preencher todos os campos necessários e todos os valores serem consistentes, clique em Inserir:
../../_images/NovaRenegociacao_11.png