../_images/bank.jpg

Conciliação Bancária

Resumo

Por conceito a Conciliação Bancária é a conferência do saldo de uma conta bancária, comparando as movimentações de débito e crédito contabilizados no sistema com uma informação externa(Extrato Bancário) em uma determinada data, entre outros detalhes.

Esse procedimento pode ser considerado uma ferramenta de controle interno e é essencial para prevenir erros e fraudes, além de possibilitar o conhecimento das finanças de sua empresa. Em alguns casos, a conciliação bancária é requisitada pela auditoria para comprovar alguns aspectos da movimentação financeira de uma empresa.

Ao utilizar Nosso Add-On sua empresa conta com uma Reconciliação Confiável e bastante Detalhada para cada Processo de reconciliação bancária executada.

Por que Adquirir a Solução:

1. Detalhamento de Entradas e Saídas de Recursos Assim como outras ferramentas financeiras, como é o caso do fluxo de caixa, a conciliação bancária pode ser utilizada como fonte de detalhamento de entradas e saídas de recursos. Para empresas que têm uma movimentação muito grande de cheques, a conciliação permite acompanhar aqueles que já foram descontados e os que ainda estão a compensar.

2. Conciliação de Vendas por Cartão A conciliação também se destaca para aquelas empresas que fazem vendas com a utilização de cartões, já que é necessário cruzar as informações dos relatórios de recebimentos enviados pelas operadoras com o que efetivamente fez parte da sua movimentação bancária em determinado período.

3. Controle de Movimentações Essa técnica ainda permite que sejam conciliados valores de clientes e de pagamentos efetuados, já que em muitas empresas esse processo é feito quase que totalmente pelo banco, o que demanda uma conferência dos números apresentados.

Como Funciona:

A elaboração da conciliação bancária deverá ser baseada no reconhecimento de todas as entradas e saídas, observando particularidades, como o registro em fichas separadas de controle de cheques pré-datados emitidos, bem como aqueles que foram recebidos com essa mesma condição. Vale lembrar que, em algumas instituições bancárias, existe um tempo de compensação dos depósitos recebidos, o que pode gerar algumas diferenças entre o que está registrado e o extrato bancário, já que esses não fazem parte do saldo apresentado.

Após essas considerações, é preciso comparar o saldo contábil com o saldo do extrato bancário e, caso existam diferenças, elas deverão estar representadas pelas particularidades apresentadas na conciliação bancária, ou seja, pelos cheques ainda não compensados e depósitos bloqueados.

Caso ainda existam diferenças, é preciso conferir a movimentação atentamente e verificar se não foram feitos lançamentos em duplicidade ou se não foram esquecidos registros ou controles de valores ainda não recebidos ou pagos.

Cuidados com sua Conciliação Bancária:

Para que a conciliação bancária seja efetiva, é preciso que ela seja tempestiva, ou seja, deverá ser lançada e atualizada, de preferência, diariamente.

No caso de diferenças entre o extrato e o que está registrado na contabilidade, esses valores deverão estar explicados e detalhados na conciliação, permitindo que sejam entendidos todos os lançamentos e, no caso de diferenças ainda não explicadas, esses valores devem estar evidenciados para que possam ser resolvidos futuramente.

A conciliação bancária que é feita, normalmente, dentro da tesouraria da empresa, deverá observar a segregação de funções. Para evitar erros ou fraudes no processo, ela deverá ser realizada por uma pessoa diferente da que faz os depósitos ou até mesmo daquela que faz a emissão dos extratos.

É preciso também que sejam tomados cuidados em relação ao arquivamento e à utilização de documentos contábeis que possam comprovar a transação — podem ser notas fiscais, boletos, contratos e outros que sejam aceitos pela contabilidade como comprobatórios.

Vantagens de Utilizar a Conciliação Bancária:

Além da prevenção de erros e fraudes, que permite um maior controle financeiro do seu negócio, a conciliação bancária dá suporte a outra importante ferramenta: o fluxo de caixa. Isso porque que ele conta com os saldos bancários que representam os equivalentes de caixa. Além disso, quando elaborado corretamente e de forma atualizada, faz com que sejam conhecidos os valores disponíveis para as necessidades da empresa.

Entre outras funções, a conciliação também se destaca junto à elaboração do planejamento e do orçamento empresarial, permitindo também análises de tendências e projeções para o futuro de sua empresa. Nas análises da conciliação, torna-se possível entender a evolução de sua cesta de serviços e tarifas, e que, dependendo de sua movimentação e tempo de relacionamento com o banco, poderá ser utilizada para negociar melhores condições e taxas.

Funcionalidades Disponíveis:

  • Importação de Extrato Bancário
  • Automatização de Lançamentos Contábeis Manuais de tarifas, IOF entre outras movimentações não registradas no SAP
  • Conciliação Automática
  • Automatização da Importação e Processamento do Extrato Bancário pelo Serviço

Agora que você entendeu alguns conceitos podemos seguir com as Configurações da Conciliação Bancária.

Navegue nos Menus Abaixo para aprender mais sobre as Configurações:

Detalhamento das Telas