Cálculo por Demanda ABC¶
A curva ABC é um método de classificação de informações, para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número. Na avaliação dos resultados da curva ABC, percebe-se o giro dos itens no estoque, o nível da lucratividade e o grau de representação no faturamento da organização.
Os recursos financeiros investidos na aquisição do estoque poderão ser definidos pela análise e aplicação correta dos dados fornecidos com a curva ABC. No MedOne a demanda ABC impacta diretamente na sugestão de compra, no momento da realização de novos pedidos de compra e para configurar a demanda pelo método ABC no MedOne, acesse: MedOne → Configurações → Cálculo por Demanda ABC.
A curva ABC, apresenta resultados da demanda de cada item nas seguintes áreas:
- giro no estoque;
- proporção sobre o faturamento no período;
- margem de lucro obtida.
Os itens são classificados como:
1- de Classe A: de maior importância, valor ou quantidade, correspondendo a 20% do total (podem ser itens do estoque com uma demanda de 65% num dado período);
2- de Classe B: com importância, quantidade ou valor intermediário, correspondendo a 30% do total (podem ser itens do estoque com uma demanda de 25% num dado período);
3 - de Classe C: de menor importância, valor ou quantidade, correspondendo a 50% do total (podem ser itens do estoque com uma demanda de 10% num dado período).
Insira os dados para classificação por demanda ABC, colocando os valores (que corresponde a porcentagem do faturamento/período) sobre os campos faixa inicial e faixa final e os dias que deverá ser cumprido essa meta, clicando sobre os mesmo e digitando os dados desejados.
Nota
Nas opções adicionais do cadastro do item selecione em que nível de classificação (se A, B ou C) o mesmo se encontra, veja mais no link Opções Adicionais do item.