Use o cadastro de Ajuste de Apuração para definir os ajustes de apuração dos impostos. O Ajuste de apuração é feito para ajustar os créditos e débitos de impostos do governo prestados pela empresa. O código de ajuste deve obedecer a Tabela de Códigos de Ajustes da Apuração do ICMS disponibilizada pela Administrações Tributárias.
Para abrir o cadastro de Ajuste de Apuração, selecione: TaxOne → Apuração → Lista de Ajuste de Apuração. A seguinte tela será exibida:
Nessa tela serão listados todos os Ajustes de Apuração cadastados.
Descrição dos Campos:
>>> INSERIR NOVO AJUSTE DE APURAÇÃO
Segue a imagem da tela para a inclusão de um novo cadastro e a descrição detalhada de todos os campos:
Descrição dos Campos:
Na grid *Códigos SEFAZ para UF*, é feito o vínculo entre o código de ajuste de apuração do SEFAZ com a apuração realizada no sistema. Conforme imagem abaixo:
Descrição dos Campos:
Use a tela de período de apuração para gerar o período fiscal para a Empresa.
Para abrir o Cadastro de Lançamento de Período de Apuração selecione: TaxOne → Apuração → Período de Apuração. A tela a seguir será exibida:
Nessa tela serão listados os períodos cadastrados.
Descrição dos Campos:
>>> INSERIR PERÍODO DE APURAÇÃO
Para inserir um novo lançamento informe uma entidade e um imposto e clique no botão Novo. A seguinte tela será exibida:
Descrição dos Campos:
Clique em OK para finalizar o processo de inclusão.
Esta tela permite informar os dados referentes a Entidade / Período de Apuração que serão destacadas nos registros E200/E250, de acordo com o período fiscal selecionado.
Para abrir o Cadastro de Lançamento de Período de Apuração Substituto Tributário selecione: TaxOne → Apuração → Período de Apuração Substituto Tributário. A tela a seguir será exibida:
Nessa tela serão listados os períodos cadastrados.
Descrição dos Campos:
>>> INSERIR PERÍODO DE APURAÇÃO - ST
Este registro tem por objetivo informar o(s) período(s) de apuração do ICMS – Substituição Tributária para cada UF onde o informante seja inscrito como substituto tributário, inclusive para o seu estado, nas operações internas que envolvam substituição, e também para UF para a qual o declarante tenha comercializado e que não tenha inscrição como substituto. Os períodos informados devem abranger todo o período previsto no registro 0000, sem haver sobreposição ou omissão de datas, por UF. Este registro, também, deverá ser informado pelo substituído, se este for o responsável pelo recolhimento do imposto devido nas operações subsequentes, quando recebe mercadoria de outra unidade da federação, sujeita ao regime de substituição tributária, na hipótese de o remetente não estar obrigado à retenção do imposto.
Para inserir um novo lançamento informe uma entidade e um imposto e clique no botão Novo. A seguinte tela será exibida:
Descrição dos Campos:
Clique em OK para finalizar o processo de inclusão.
Use a tela de Resumo do período de apuração para visualizar o resumo do período fiscal da Empresa.
Para abrir a tela de Resumo do Período de Apuração selecione: TaxOne → Apuração → Resumo do Período de Apuração. A tela a seguir será exibida:
Através dessa tela será possível visualizar os resumos dos períodos encerrados. Na grid podem ser vistos os totais correspondentes a créditos, débitos, estornos, etc.
Clicando no botão Ajustes serão exibidos os ajustes que forem inseridos através da rotina Movimento de Ajuste de Apuração.
Para abrir a tela de Movimento de Ajuste de Apuração selecione: TaxOne → Apuração → Lista de Movimento de Ajuste de Apuração. Esse ajuste é realizado na apuração dos impostos. A tela a seguir será exibida:
>>> INSERIR NOVO MOVIMENTO DE AJUSTE DE APURAÇÃO
Para inserir um Novo Movimento de Ajuste de Apuração clique no botão Adicionar. A seguinte tela será exibida:
Descrição dos Campos: