Aba DDA - Débito Direto Autorizado¶
Premissa
Entre os vários serviços que os bancos e instituições financeiras oferecem, o Débito Direto Autorizado (DDA) tem ganho uma certa popularidade. Se você ainda não conhece ou quer entender melhor este serviço, nossa documentação irá explicar em detalhes seu funcionamento e se vale a pena usar.
O que é:
O DDA (Débito Direto Autorizado) é um serviço para facilitar o pagamento de boletos de cobrança. É uma iniciativa de bancos e instituições financeiras. | Através do DDA, os clientes do banco ou instituição financeira poderão fazer o controle de suas contas mensais de forma eletrônica, sem a necessidade de impressão dos boletos. | Assim, todas as contas serão visualizadas em uma página virtual, reunindo todas as cobranças com seus respectivos valores. A partir desta visualização, o cliente pode então efetuar o pagamento dos seus boletos de forma rápida, prática e fácil, ainda se livrando de inúmeros boletos e papéis que hoje em dia mais ocupam espaço do que qualquer outra coisa. | Vale lembrar que o DDA é voltado para clientes que já utilizam o Internet Banking de seus bancos. Você poderá visualizar suas contas de forma eletrônica nos canais de autoatendimento do seu banco, geralmente no Internet Banking. Você pode visualizar contas não apenas de seu banco, mas também de todos os outros que adotaram o pagamento DDA. Porém, após o vencimento da conta, o boleto só poderá ser pago no banco responsável por aquele boleto.
Quais contas posso pagar por DDA:
Cobranças feitas por meio de boletos bancários como condomínio, plano de saúde, escola, dentre outros. Tributos, serviços públicos, como água e luz, ainda, não estão disponíveis no DDA – Débito Direto Autorizado.
Por que fazer DDA
- Conveniência, ao possibilitar que as contas sejam pagas de forma prática e rápida, por meio da internet;
- Simplificação do processo de recebimentos e pagamentos das contas;
- Redução de papel, já que não haverá emissão de boleto e a transação será feita de forma eletrônica (preservação do meio ambiente);
- Menos filas nas agências, devido à maior utilização de meios eletrônicos;
- Maior segurança na entrega da cobrança.
Processo:
Ao clicar no modulo de Administração de Pagamento Eletrônico e selecionar a aba DDA, a seguinte tela será exibida:

Data de Vencimento: Oculta documentos que não são do período de datas especificado.
Status: Quando selecionado um status na lista suspensa, filtra o título pelo status.
Parceiro de Negócio: Caso queira visualizar apenas parcelas de um fornecedor, selecione-o.
Contrato Bancário: Filtra parcelas pelo contrato bancário.
Importar DDA: Ao clicar no botão será aberta uma janela onde o usuário deverá selecionar o arquivo DDA disponibilizado pelo banco.
Veja a imagem:
Então o arquivo será carregado:
Após escolher as opções de filtro, clique em Listar. Ou caso queira limpar todos os filtros, clique em Limpar.
Botão Cancelar DDA: Clicando no botão não será possível vincular a um documento SAP referente a (s) parcela (s) selecionadas.
Botão Vinculo Manual: Ao selecionar uma parcela e clicar no botão o Add-on irá procurar no SAP um contas a pagar em aberto que cruzem com as informações CNPJ, Vencimento e Valor da linha selecionada:
Após clicar em Ok será gerada a previsão de pagamento com os dados do arquivo DDA importado, sendo possível posteriormente gerar a Ordem de Pagamento:
Botão Vinculo Automático: Ao selecionar várias parcelas de um arquivo DDA importado e clicar no botão Vínculo Automático o Add-on buscará as parcelas em aberto no SAP corresponde as parcelas importadas e gerará as previsões de pagamentos que os dados estiverem corretos:
Após vincular a parcela importada do arquivo DDA com o contas a pagar em aberto no SAP será possível visualizar a previsão de pagamento gerada na aba Previsões/Pagamentos ainda na tela de Administração de Pagamento Eletrônico: