Cadastro de Entidade¶
Use o cadastro de entidades para registrar e obter informações das empresas. O cadastro é a base para todas as operações tributárias. As informações sobre o cadastro incluem detalhes da empresa, incluindo telefones e endereços, cadastro dos responsáveis da entidade e cadastro dos substitutos tributários.
Para acessa-lo, selecione: TaxOne → Configurações Gerais → Cadastro de Entidade. A seguinte tela será visualizada:

Nessa tela são listadas todas as entidades cadastradas.
Descrição dos Campos:
- Adicionar: Ao clicar nesse botão será exibida a tela para a inclusão de uma nova entidade.
- Duplicar: Ao clicar nesse botão será exibida a tela para a inclusão de uma nova entidade com os dados da entidade selecionada.
- Editar: Esse botão possibilita a edição dos dados da entidade selecionada.
- Remover: Esse botão exclui a entidade selecionada e essa ação é irreversível.
Aviso
- Criar Campos: é uma ação indispensável, pois através dessa rotina são criados na entidade selecionada os campos no Documento de Marketing necessários para o Ajuste de Movimento Fiscal. Portanto, sempre que for criada uma entidade, selecione-a e clique nesse botão para que o processo seja realizado.
>>> INSERIR NOVA ENTIDADE
Utilize a tela seguinte para inclusão de um novo cadastro:

Descrição dos Campos:
- Código: ID único que identifica e empresa e deve ser diferente de zero.
- Razão Social: Razão social é o nome devidamente registrado para a empresa.
- Nome Fantasia: Nome de fantasia da empresa.
>>> ABA DADOS GERAIS
Segue a imagem da aba Geral da Tela de Cadastro de Entidade e a descrição detalhada de todos os campos:

Descrição dos Campos:
- Banco de Dados: Selecione o banco de dados da empresa.
- Usuário/Senha: Informe um usuário e senha do SAP Business One. Esse usuário será utilizado nas interações que o TaxOne fizer com o SAP B1 (Sugestão: Utilizar o usuário MANAGER).
- Matriz Consolidadora: Informe a empresa matriz que consolida a apuração. Para as empresas consolidadoras ou que não possuam consolidação por outra empresa, esse campo é obrigatório e deve-se informar a própria empresa nesses casos.
- Todas as movimentações fiscais devem ser realizadas na empresa matriz: Marque esse checkbox caso hajam duas bases (industria e comércio) com o mesmo CNPJ. Nesse caso as informações fiscais e contábeis são únicas e enviadas para a base definida como Matriz. (Esse checkbox será habilitado se o campo acima estiver preenchido)
- Projeto: Esse campo deve ser preenchido quando a empresa utilizar o Tax Logon que é o conceito de multifiliais do TaxOne. Nesse caso cada projeto representa uma filial.
- CNPJ: Um ID a ser utilizado no caso de a empresa fazer parte de um grupo de empresas ou ser uma empresa inferior conectada a uma companhia superior.
- CPF: Um ID a ser utilizado caso seja pessoa física.
- Inscrição Estadual: Informe a Inscrição Estadual do cadastro em questão.
- Inscrição Municipal: Informe a Inscrição Municipal do cadastro em questão.
- SUFRAMA: Informe a Inscrição SUFRAMA (Superintendência da Zona Franca de Manaus), caso possua.
- NIRE: Informe o Numero de Identificação do Registro de Empresas (NIRE).
- Indicador de Atividade: Aqui deve-se selecionar o indicador de atividade da empresa.
- Fone(DDD): Informe o número do Telefone da empresa com o DDD. Campo obrigatório para envio nos arquivos magnéticos.
- Fax(DDD): Informe o número do Fax da empresa com o DDD. Campo obrigatório para envio nos arquivos magnéticos.
- Email: Informe o email da empresa. Campo obrigatório para envio nos arquivos magnéticos.
- Orig. Participante: Informe qual a origem dos dados deve ser considerada para os transações do TaxOne. Se for selecionada a opção Dados Mestres serão consideradas as informações dos cadastros do SAP Business One, caso selecionada a opção Documento de Market serão considerados os dados informados no momento da inclusão do documento.
- Imagem: No lado direito da aba Geral pode ser carregada uma imagem (logo da empresa) que será salva no banco de dados e utilizada nos relatórios do TaxOne.
>>> ABA ENDEREÇO
Segue a imagem da aba Endereço da Tela de Cadastro de Entidade e a descrição detalhada de todos os campos:

Descrição dos Campos:
- País: Deve-se selecionar o país de origem da empresa quando criada.
- Estado: Deve-se selecionar a Unidade Federativa onde reside a empresa.
- Município: Deve-se selecionar a cidade da empresa.
- CEP: Informar o Código de Endereçamento Postal do bairro ou cidade.
- Bairro: Informe o bairro onde a empresa está situada.
- Tipo de Endereço: Informar o tipo do logradouro (Exemplo: Rua, Avenida, Alameda, etc.).
- Endereço: Informações gerais referente ao endereço da empresa.
- Nº( Número): Localização numérica do logradouro.
- Complemento: Informações adicionais para o endereço.
>>> ABA RESPONSÁVEIS
Segue a imagem da aba Responsáveis da Tela de Cadastro de Entidade e a descrição detalhada de todos os campos:

Descrição dos Campos:
- Responsável: Nesse campo deve-se selecionar os responsáveis pela empresa. Ao inserir um responsável o sistema já habilita a próxima linha, permitindo que sejam vinculados na entidade quantos responsáveis forem necessários.
Dica
Para cadastrar um novo responsável acesse TaxOne → Configuração → Cadastro de Responsável.
>>> ABA SUBSTITUTO TRIBUTÁRIO
Segue a imagem da aba Substituto Tributário da Tela de Cadastro de Entidade e a descrição detalhada de todos os campos:

Descrição dos Campos:
- UF: Estado da substituição tributária.
- Inscrição Estadual: Inscrição Estadual referente ao estado selecionado.
>>> ABA IMPOSTOS
Nessa aba Impostos serão configurados: Categoria de Imposto
e Complemento de Imposto
.
→ Categoria de Imposto
Na grid superior da aba Imposto da Tela de Cadastro de Entidade é realizado a configuração da Categoria de Imposto, veja abaixo:

Descrição
- Listar Padrões: Deve-se clicar nesse botão para o sistema listar as Categorias de Imposto padrões do SAP Business One. Devem ser informados manualmente as demais categorias de imposto possíveis (Exemplo: Imposto de Importação - II).
→ Processos por Utilização
Na grid inferior da aba Imposto da Tela de Cadastro de Entidade são realizadas as configurações de Processos por Utilização, veja abaixo:

Descrição
- Nessa tela devem ser relacionadas as Utilizações criadas no SAP aos processos utilizados pela empresa.
Por exemplo, se a empresa utilizar NFe de ressarcimento de ICMS-ST, deve-se criar uma utilização para este processo no SAP, após isto, vincular nesta tela a utilização criada ao processo de Ressarcimento de ICMS-ST:

>>> ABA PARÂMETROS
Segue a imagem da aba Parâmetro da Tela de Cadastro de Entidade e a descrição detalhada de todos os checkbox disponíveis:

Descrição dos Campos:
- Verificar os valores dos campos no momento de sua inclusão (Parceiro de Negócios, Documentos e etc.): Marque essa opção para incluir automaticamente algumas verificações/travas no banco de dados (Transaction). Essa opção realiza a validação de dados obrigatórios para as rotinas executadas no TaxOne, não permitindo a inclusão do documento com dados incorretos.
Atenção
Ao selecionar essa opção, o sistema irá habilitar um botão para que o usuário selecione as validações que NÃO devem ser verificadas.Veja na imagem:

Selecione as validações que deseja ignorar e clique em Atualizar para finalizar.
- Incluir IPI no campo Base Outras de ICMS: Marque essa opção para incluir o IPI no campo Base Outras de ICMS dos documentos de marketing (utilizado para auxiliar no fechamento dos livros fiscais).
- Incluir ICMS-ST no campo Base Outras de ICMS: Marque essa opção para incluir o ICMS-ST no campo Base Outras de ICMS dos documentos de marketing (utilizado para auxiliar no fechamento dos livros fiscais).
- Habilitar Emissão de Nota Fiscal Modelo 22: Esse parâmetro deve ser marcado para as empresas do tipo Telecomunicações.
- Permitir geração de arquivos magnéticos parcialmente: Ao marcar essa opção será possível gerar arquivos magnéticos de parte do período a ser escriturado a fim de conferência.
- Contribuinte IPI: Marque no caso de se tratar de contribuinte de IPI.
- Despesa Adicional IPI: Esse campo deve ser informado para que o sistema na escrituração fiscal entenda que determinada despesa adicional será considerada como valor de IPI.
- Considerar 6 casas decimais no preço unitário do Inventário: Marque essa opção se desejar que sejam consideradas 6 casas decimais no preço unitário do Inventário Fiscal.
- Definir uma despesa adicional para ICMS-ST: Marque essa opção para que seja habilitado o campo onde será selecionada a despesa adicional que será considerada como valor ICMS-ST na escrituração fiscal.
- Atualização automática dos Índices: Esta opção deve ser habilitada quando ocorre lentidão ao gerar livros e arquivos magnéticos. Com o passar do tempo os índices que otimizam as consultas ficam dispersos e esta opção visa desfragmentá-los, melhorando a performance.
- Deve considerar o parâmetro incluso no preço do Business One para o IPI: Ao marcar esse checkbox o sistema irá considerar o campo Incluso no Preço do Código de Imposto (SAP B1) para compor o valor contábil da Nota Fiscal. Quando desmarcado o sistema vai seguir o padrão que é sempre considerar no custo contábil.
- Deve considerar o parâmetro incluso no preço do Business One para o ICMS-ST: Ao marcar esse checkbox o sistema irá considerar o campo Incluso no Preço do Código de Imposto (SAP B1) para compor o valor contábil da Nota Fiscal. Quando desmarcado o sistema vai seguir o padrão que é sempre considerar no custo contábil.
- Remover caracteres especiais do código do item dos arquivos magnéticos: Marque esta opção para que os caracteres especiais do código do item sejam removidos nos arquivos magnéticos.
- Concatenar os campos _Ref1 _Ref2 _Ref3 com a observação do lançamento contábil: Marque os campos (Ref1, Ref2 e/ou Ref3) que deseja que sejam concatenados com a observação do lançamento contábil no SPED Contribuições.
- Configuração de Telefones no Parceiros de Negócio: Selecione como devem ser tratados os campos de telefone do Cadastro de Parceiros de Negócio:

- Usar unidade de medidas padrão para SAP 8 (Não considerar campo unidade ‘UomCode’): Essa opção deve ser selecionada caso seja utilizadas unidades de medida padrão do SAP 8.
- Escrituração das Observações Iniciais e Finais do Movimento: Selecione como deseja que sejam escrituradas as observações do movimento no SPED Fiscal, SPED Contribuições e Livros Fiscais.
- Campo Definição Alíquota PIS e COFINS em Valor: Nesse campo deve ser informado o nome do campo de usuário criado para a configuração da pauta fiscal para o cálculo da alíquota do PIS e COFINS
- Campo Definição Valor do ICMS Diferimento: Nesse campo deve ser informado o nome do campo de usuário utilizado na configuração do imposto para a configuração do valor do Diferimento de ICMS. Este valor é necessário quando se utilizar o CST de ICMS 51.
- Dimensão (SPED): Selecione aqui a Dimensão cadastrada no SAP para se buscar os Centro de Custos vinculados a esta dimensão. Os registros como o F100 (SPED Contribuições) que permitem informar o Centro de Custo, dependem da informação deste campo.