Boas práticas na parametrização de impostos no SAP Business One

Atualmente as versões 9 e 9.1 do SAP Business One vem configurado por padrão o campo de Taxas com quatro casas decimais. Porém, esta configuração poderá prejudicar a emissão de NFe e validação dos arquivos magnéticos. Exemplos: SPED Fiscal e SPED Contábil.

Configurações gerais

Esta configuração não é possível voltar para a quantidade correta, ou seja, duas casas decimais. Neste caso, recomendamos que seja arredondado para duas casas decimais na fórmula de imposto a variável que recebe estes valores, visto que a legislação Brasileira trata as informações contábeis e fiscais com essa quantidade de casas decimais.

Para acessar esta configuração acesse Administração → Inicialização do sistema → Configurações gerais → aba Exibir → campo Taxas:

../_images/boas_praticas-01.png

Ajuste das fórmulas de impostos

Arredondar os cálculos de impostos será necessário ajustar as formulas de impostos do SAP Business One.

Para acessar esta configuração acesse Administração->Configuração-Finanças->Impostos->Configurar regra de imposto->Fórmula de Imposto.

Segue a fórmula padrão do ICMS que será ajustada:

../_images/boas_praticas-02.png

Nos campos BaseAmt, ExcAmt, OthAmt e TaxAmt será inserido o comando Round para que seja arredondado os valores referente a Base de Cálculo, Isento, Outras e Valor do Imposto.

Exemplo:

BaseAmt = Round (TotalB * Base,2);

ExcAmt = Round (TotalB * Isento,2);

OthAmt = Round (TotalB * Outros,2);

TaxAmt = Round (Rate * BaseAmt,2);