Devolução de nota fiscal de entrada sem direito a crédito de ICMS¶
Para realização deste processo siga os passos abaixo:
Código de Imposto
- Ao realizar a configuração do código de imposto onde terá apenas o crédito do PIS/COFINS, e sem crédito do ICMS. O código de imposto calculará o ICMS, PIS e COFINS. Para confirar o Código de Imposto acesse: Administração → Definição → Finanças → Imposto → Códigos de imposto.
Atributo do Imposto
- ICMS
- Para o atributo de imposto ICMS deverá habilitar o flag isento.
- PIS/COFINS
- Para os atributos de PIS e COFINS será habilitado o flag incluso no preço.
Utilização
- Para este processo a utilização será configurada com a opção Adicionar imposto no custo do item como Não, ou seja, para que os valores dos impostos sejam deduzidos do estoque.
Para configurar a utilização acesse o módulo de Administração → Configuração/Definição → Finanças → Impostos → Nota Fiscal → Utilização:
Exemplo:
Contabilização
Entrada da Nota Fiscal
- Os valores dos impostos PIS/COFINS serão abatidos da conta de estoque. O valor do ICMS será contabilizado com a mesma conta para que o efeito seja nulo, visto que a operação não há crédito.
Devolução de Entrada da Nota Fiscal
- Na nota fiscal de devolução de entrada os valores contábeis serão estornados.
Emissão da Nota Fiscal de Devolução
- Na devolução de nota fiscal de entrada o valor do ICMS será destacado para que o fornecedor possa se apropriar deste crédito.
Livro Fiscais
- Em ambas as notas fiscais (entrada/devolução) o crédito e o débito do ICMS não serão destacados. Visto que as operações não terão débito/crédito.
- Nota Fiscal de Entrada:
- Devolução de Nota Fiscal de ENtrada: