Introdução

Prestar contas para o Governo Federal com relação ao faturamento é uma obrigação de todas as empresas, independentemente do tamanho e de sua modalidade de atuação. Por isso, é preciso compreender o que é a nota fiscal eletrônica e quais são as suas características para que nenhum detalhe passe despercebido.

O que é Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)?

A NF-e é uma sigla para Nota Fiscal Eletrônica. Esse documento foi criado como uma das prerrogativas do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) e tem como objetivo substituir a versão tradicional de papel das notas fiscais.

A NF-e tem validade jurídica graças à assinatura digital do emissor.

A NF-e substitui a Nota Fiscal Modelo 1 e 1-A por completo, ou seja, como Nota Fiscal de Entrada, nas operações de importação e exportação, nas operações interestaduais e nas operações de remessa simples. A versão eletrônica do documento permite que a Secretaria da Fazenda monitore todas as etapas do processo de circulação de mercadorias, o que resulta em maior segurança e agilidade na fiscalização.

No Brasil, a Nota Fiscal Eletrônica está em vigor desde 2006, mas ano após ano ela ganhou modernizações e novas versões. Apesar de mais de uma década de existência, a implantação da NF-e foi gradativa ao longo desse período e em 2018 a versão 4.0 entrou em vigor.

Como o Add-On facilita a geração da Nota Fiscal Eletrônica

O Add-On realiza a integração do SAP Business One com a Nota Fiscal Eletrônica de forma automática. O Sistema consiste em capturar todos os documentos do SAP Business One que foram gerados com uma sequência de modelo de NFe.