Nota Fiscal de Ajuste¶
A Nota Fiscal de Ajuste tem o objetivo de identificar as notas fiscais emitidas para fins de ajustes na escrituração, ou seja, notas que não se referem às operações com produtos/mercadorias e que devem ser emitidas apenas para fins escriturais, como transferência de créditos, creditamento de ativo permanente, etc., conforme as definições do RICMS.
A classe NFe de ajuste foi criada para ser utilizada nas notas fiscais emitidas por previsão legal que não representam uma circulação de mercadoria, como é o caso da NF de crédito do ativo, transferência de crédito, etc. Vale observar que este tipo de ajuste era feito, em alguns casos, diretamente no RAICMS sem emissão de NF.
Esta informação foi obtida de uma fonte de terceiros e não possui teor fiscal ou legal, visando somente direcionar o cliente à uma solução concreta, que deve ser obtida junto ao contador da Empresa, até mesmo devido à variações legislativas de cada Unidade Federativa. Não nos responsabilizamos pelo seu conteúdo e pelas ações tomadas com base nele.
Para emitir notas fiscais referentes a ajustes na escrituração, é necessário informar quais utilizações de Nota Fiscal serão usadas para nota fiscal de ajuste.
Para configurar as utilizações de nota fiscal de ajuste, acesse o TaxOne, no Cadastro de Entidade na aba Impostos.
1- Para criar uma utilização acesse Administração → Configuração → Finanças → Imposto → Nota Fiscal → Utitilização:
2- A configuração das utilizações, no add-on, pode ser feita acessando TaxOne NF-e / NFC-e → Configuração → Cadastro de Entidades → Aba Impostos → Processos por Utilização:
Então, para gerar uma nota fiscal de ajuste, informe a utilização configurada ao inserir a nota.
Finalizando a inserção da nota, acompanhe o processo de autorização do Sefaz na tela de Acompanhamento de Documentos (FollowUp).