Configuração da Geração do Código GTIN¶
Nota
GTIN é um identificador para itens comerciais. Antes conhecido como Códigos EAN, são atribuídos para qualquer item (produto ou serviço) que pode ser precificado, pedido ou faturado.
Os GTINs podem ter o tamanho de 8,12,13 ou 14 dígitos e podem ser construídos utilizando qualquer uma das quatro estruturas de numeração dependendo da aplicação.
Nomes anteriores do GTIN:
GTIN-8 à antigo EAN-8, GTIN-12 à antigo Código UPC, GTIN-13 à antigo Código EAN, GTIN-14 à antigo DUN-14.
- Itens sem conversão de unidade de medida:
Quando o produto faturado for o mesmo que o produto tributável o código enviado no cEAN e no cEANTrib será o mesmo.
- Itens com conversão de unidade de medida:
Caso o produto faturado seja diferente o cEAN é o código de barras GTIN (antigo código EAN) do produto que está sendo faturado na NF-e e o cEANTrib será o código de barras GTIN (antigo EAN) do produto tributável, ou seja, a unidade que é utilizada para calcular o ICMS de Substituição Tributária.
Código de barras GTIN:
Código CEAN tributável:
É necessário que os campos abaixo sejam preenchidos corretamente para que as informações sejam levadas para o XML da nota.
Para melhor compreensão:
- Permitir unidade tributável: (Sim/Não)
- Código CEAN Tributável: Essa tag será preenchida com o valor do campo de Código de barras da conversão de código de barras por unidade onde o campo Unidade Padrão Tributável esteja com o valor SIM.
- Fator Tributável: Essa tag será preenchida com o valor do campo Quantidade da grid, multiplicado ao campo Quantidade alternativa da unidade que estiver configurada como SIM no cadastro de código de barras. Para isso, sempre terá que ser analisado o campo Unidade Padrão Tributável do cadastro de código de barras que esteja com o valor SIM.
- Unidade Tributável: Essa tag será preenchida com o valor do campo Quantidade da grid, multiplicado ao campo Quantidade alternativa da unidade que estiver configurada como SIM no cadastro de código de barras divido pelo Total da linha dos documentos de marketing ou dividir a tag <vProd> pela tag <qTrib>. Para isso, sempre terá que será analisado o campo Unidade Padrão Tributável do cadastro de código de barras que esteja com o valor SIM, e o valor do campo unidade alternativa deste na definição do grupo de unidade.
Atenção
Para produtos que não possuem código de barras com GTIN, deve ser informado o literal “SEM GTIN” nas tags cEAN e cEANTrib.