Devolução de IPI Através das Despesas Adicionais¶
Nesse processo é realizada a entrada da Nota Fiscal com o IPI sendo adicional na linha, o mesmo será devolvido como despesa adicional, ou seja, na tag (vOutros). A partir de agora o IPI será configurado como despesa adicional e será devolvido na tag vIPIDevol.
Importante
O valor do IPI não será impresso no campo de “valor do IPI”. Este valor somente será gerado nas informações complementares.
- O campo Valor do IPI devolvido (tag vIPIDevol) será gerado com o conteúdo do campo da despesa adicional configurado como IPI:
XML:
- O campo Percentual da mercadoria devolvida (pDevol) será calculado pelo Add-On. Este cálculo será feito através de uma regra de 3, ou seja, o Add-On comparará o valor do IPI da despesa adicional da nota fiscal de entrada com o valor do IPI da despesa adicional da devolução nota fiscal de entrada.
Exemplo:
Valor da despesa de IPI da nota fiscal de entrada: R$ 150,00 Valor da despesa de IPI da devolução de nota fiscal de entrada R$150,00 Valor IPI NF entrada 150,00 -> 100 Valor IPI DNF entrada 150,00 -> 150,00 pDevol = 15.000 pDevol = 15.000 /150 pDevol = 100
- O campo de valor de IPI não é alimentado pela tag vIPIDevol e neste caso será impresso com o valor zero. O valo do IPI será destacado apenas no campo de informações complementares.
DANFE:
XML:
Informações Complementares: