DARF

DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais)

DARF é a sigla para Documento de Arrecadação de Receitas Federais. Trata-se de um formulário onde pessoas físicas e jurídicas declaram seus rendimentos, pagam impostos, contribuições e taxas no âmbito federal.

O objetivo do DARF é fazer com que os impostos cheguem diretamente aos cofres federais. O documento facilita o trabalho dos responsáveis pela área tributária de uma empresa porque, por meio dele, o pagamento de tributos é unificado em uma só guia.

O documento é o principal instrumento que a Receita Federal dispõe para o recolhimento de impostos. Por meio do DARF é possível pagar tributos como: IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física), IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica), PIS (Programa de Integração Social), COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), IOF (Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros), entre outros.

Vale lembrar que existe mais de um tipo de DARF: o Comum e o DARF Web.

DARF Comum é usado para os pagamentos de receitas federais pelas pessoas físicas e jurídicas (IRPJ, PIS/PASEP, CSLL, COFINS, IPI), exceto para as pessoas jurídicas optantes pelo Simples Nacional.

DARF Web é gerado a partir da DCTFWeb e será utilizado pelas empresas do Grupo 1 (para as entidades empresariais que tiveram faturamento no ano de 2016 superior a R$ 78 milhões) do eSocial, a partir de agosto de 2018; Grupo 2 (para as entidades empresariais que tiveram faturamento no ano de 2016 igual ou inferior a R$ 78 milhões, inclusive as pessoas jurídicas imunes e isentas), a partir de janeiro de 2019; e Grupo 3 (para os órgãos públicos), a partir de julho de 2019.

As Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), optantes pelo Simples Nacional, recolhem os tributos devidos gerados pelo sistema PGDDAS-D através do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

Pré-Requisitos

  1. Nota fiscal de entrada, preencha o campo de usuário Código da Receita:
../../_images/DARF_00.png

Dica

É recomendado que seja utilizado um modelo específico para provisão. Facilitar assim na organização e geração de Relatórios:

../../_images/DARF_01.png

Siga os passos:

  1. Acesse TaxOne → Relatórios / Magnéticos → DCTF → DARF - Gerar Darf:
../../_images/DARF_02.png
  1. Insira a Data de Inicio e Data de Término e clique em Filtrar. As notas com Código da Receita serão listadas:
../../_images/DARF_03.png ../../_images/DARF_04.png

Importante

Para que as notas sejam filtradas, é necessário que a Data de Término seja após o vencimento da ultima parcela de pagamento da nota.

  1. Para gerar a DARF, selecione a linha do documento e clique em Gerar DARF:
../../_images/DARF_05.png
  1. A tela abaixo será aberta, confira as informações e clique em Continuar:
../../_images/DARF_06.png
  1. Digite os caracteres e clique em Continuar:
../../_images/DARF_07.png
  1. A DARF será gerada, clique em Salvar PDF:
../../_images/DARF_08.png
  1. Selecione uma Pasta para salvar o arquivo e clique em OK:
../../_images/DARF_09.png
  1. A DARF será gerada e salva:
../../_images/DARF_10.png