Registro D505¶
- Neste registro devem ser escriturados um registro D505 para cada item de serviços de comunicação ou de telecomunicação, cuja operação dê direito a crédito, pelo seu valor total ou parcial;
- Caso em relação a um mesmo item venha a ocorrer tratamentos tributários diversos (mais de um CST), deve a pessoa jurídica informar um registro D505 para cada CST;
- Em relação aos itens com CST representativos de operações geradoras de créditos, os valores do campo de base de cálculo “VL_BC_COFINS” (Campo 05) serão recuperados no Bloco M, para a demonstração das bases de cálculo do crédito da Cofins (Registro M505), no campo “VL_BC_PIS_TOT”.
- Existem dois códigos que precisam ser configurados para não ocorrer criticas no validador, códigos 03 e 13, códigos correspondentes à natureza da base de cálculo do crédito, conforme a Tabela 4.3.7 – Base de Cálculo do Crédito .
Existem 2 formas desse registro ser configurado:
- Utilização: A informação que será gerada no registro é da utilização das notas modelo 21/22.
- CFOP: A informação que será gerada no registro é do CFOP das notas modelo 21/22.
Nota
No exemplo abaixo vamos mostrar o registro sendo gerado com a informação do CFOP:
O Registro D505 se refere ao Código de Situação Tributária referente a Cofins (CST). É obrigatório que seja informado o CFOP no momento em que é dado entrada na nota fiscal.
As informações serão geradas no Registro D505.