Como importar a GIA-RS através da EFD¶
Para importar a GIA-RS por meio do EFD, basta selecionar a opção abaixo no validador:
As regras de validação e informações sobre como utilizar esta opção estão no ROTEIRO PARA A MONTAGEM COMPLETA DA GIA PELA IMPORTAÇÃO DA EFD.
O objetivo deste documento é descrever as regras que foram implementadas no aplicativo da GIA, a partir da versão 8.5, referentes ao recurso para a importação da informação contida no arquivo EFD ICMS/IPI, resultando na montagem automática de uma GIA, perfeitamente explicada pela Escrita Fiscal.
O processo de geração da GIA a partir da EFD (importação do arquivo da EFD) já procura descrever os erros identificados, subsidiando a correção dos mesmos. Em adição, a partir do código do erro, é possível encontrar neste documento mais alguma informação sobre a ação a ser adotada para a correção. Isto está no item “Códigos de erro”.
O contribuinte que utilizar o recurso de importação da EFD disponível no aplicativo da GIA, ao obter um resultado diferente daquilo que esperava, poderá recorrer a este documento, como forma de entender pontualmente a regra especificada e subsidiar eventuais questionamentos. Havendo dúvidas quanto às descrições das regras, ou mesmo quanto à implementação delas no aplicativo da GIA, o contribuinte deve entrar em contato com a Receita Estadual através do Plantão Fiscal Virtual.
Caso necessite, veja também: