Crédito Entradas Estimulo por fator de Redução

Para esta funcionalidade siga os passos abaixo:

Pré-Requisito

Habilitar o parâmetro Crédito Entradas Estimulo por fator de Redução e preencher o campo que ficará disponível com o valor do percentual do crédito:

../../../../../_images/Cred_Esti_Fator_Reducao_00.png

Apuração de ICMS (Operação não incentivada)

  1. Configurar o Ajuste para realizar o estorno das entradas incentivadas. Acesse TaxOne → Apuração → Lista de Códigos de Ajuste de Apuração.

Caso já tenha o ajuste, clique em Editar ou adicione clicando em Adicionar:

../../../../../_images/Cred_Esti_Fator_Reducao_01.png ../../../../../_images/Cred_Esti_Fator_Reducao_02.png
  1. Confirar o ajuste para realizar o estorno das saídas incentivadas:
../../../../../_images/Cred_Esti_Fator_Reducao_03.png ../../../../../_images/Cred_Esti_Fator_Reducao_04.png
  1. Serão configurados os CFOPs de entrada e saída que realizaram o estorno nas operações não incentivadas. Acesse TaxOne → Apuração → CFOP Crédito Estimulo.
../../../../../_images/Cred_Esti_Fator_Reducao_05.png
  1. No cadastro de importo do ICMS serão vinculados os ajustes configurados nos itens 1 e 2 para que sejam realizados os estornos na apuração não incentivada: Acesse TaxOne → Configurações Gerais → Cadastro de Imposto.
../../../../../_images/Cred_Esti_Fator_Reducao_06.png ../../../../../_images/Cred_Esti_Fator_Reducao_07.png

Configuração da sub-Apuração de ICMS (Operação incentivada)

  1. Configurar os CFOPs de receita de produtos produzidos e CFOPs de devolução receita de produtos produzidos: Acesse TaxOne → Configurações Gerais → CFOP Base Receita - Faturamento.
../../../../../_images/Cred_Esti_Fator_Reducao_08.png ../../../../../_images/Cred_Esti_Fator_Reducao_09.png
  1. Configurar o Indicador e o percentual do Crédito Estímulo: Acesse TaxOne → Apuração → Indicador de Apuração do ICMS.
../../../../../_images/Cred_Esti_Fator_Reducao_10.png

Encerramento da Apuração

  1. Ao encerrar o ICMS (Operação não incentivada), o Add-On fará todos os estornos de crédito e de débito no ICMS e sub-apuração de acordo com as configurações feitas anteriormente.

Detalhamento dos estornos de crédito e débito no ICMS e Sub-apuração:

../../../../../_images/Cred_Esti_Fator_Reducao_11.png ../../../../../_images/Cred_Esti_Fator_Reducao_11_1.png

Cálculo Estorno de créditos saídas incentivadas por Fator de Redução

  • Passo 1: Encontrar o proporcional de saídas locais pelas nacionais;
  • Passo 2: Encontrar o ICMS Entrada Incentivada líquido;
  • Passo 3: Encontrar o valor do Estorno de Crédito ICMS;
  • Passo 4: Encontrar o Percentual do Estorno das saídas Incentivadas, valor o qual que será realizado estono na sub-apuração.

Percentual proporcional das Saídas Locais x Nacionais

  • Saídas Locais: Somatório de todos os CFOPs estaduais menos os CFOPs de devoluções estaduais cadastrados na configuração CFOPs Base para Receita - Faturamento e que estão com o parâmetro Receita de Produtos Produzidos habilitado. Em nosso exemplo será o somatório dos CFOPs 5101 e 1201.
../../../../../_images/Cred_Esti_Fator_Reducao_12.png ../../../../../_images/Cred_Esti_Fator_Reducao_13.png ../../../../../_images/Cred_Esti_Fator_Reducao_13_1.png
  • Saídas Nacionais: Somatório de todos os CFOPs interestaduais menos os CFOPs de devoluções interestaduais que estão cadastrados na configuração CFOPs Base para Receita - Faturamento e que estão com o parâmetro Receita de Produtos Produzidos habilitado. Em nosso exemplo será o somatório dos CFOPs 6101 e 2201.

    ../../../../../_images/Cred_Esti_Fator_Reducao_14.png ../../../../../_images/Cred_Esti_Fator_Reducao_15.png ../../../../../_images/Cred_Esti_Fator_Reducao_15_1.png

    Percentual de Venda Local X Nacional: (Saídas locais / Saídas Nacionais)

    ../../../../../_images/Cred_Esti_Fator_Reducao_15_2.png
  • ICMS Entrada Incentivo Líquido

    É o somatório do valor de todos os CFOPs de entrada estadual e interestadual (exceto os de devolução de saída) menos os CFOPs de devoluções de entrada cadastrados na configuração de CFOPs inclusos para apuração do Crédito Estimulo. Em nosso exemplo será o somatório dos CFOPs (1101, 1124, 1352, 2101, 2124, 2352) e (5201).

    ../../../../../_images/Cred_Esti_Fator_Reducao_16.png ../../../../../_images/Cred_Esti_Fator_Reducao_17.png ../../../../../_images/Cred_Esti_Fator_Reducao_17_1.png ../../../../../_images/Cred_Esti_Fator_Reducao_17_2.png
  • Valor do Estorno de Crédito do ICMS

    O valor do estorno de crédito do ICMS será a multiplicação do percentual de vendas locais x nacionais verso ICMS Entrada Incentivo Líquido, este valor será a base de cálculo para o estorno das saídas incentivadas.

    Estorno de crédito do ICMS = (% de vendas locais x nacionais) x (ICMS Entrada Incentivado Líquido), ou seja, Estorno de crédito do ICMS = tópico (Percentual proporciona das Saídas Locais X Nacionais X ICMS Entrada Incentivado Líquido).

    ../../../../../_images/Cred_Esti_Fator_Reducao_18.png
  • Percentual do Estorno de crédito das saídas Incentivadas por fator de redução

    O valor do estorno de crédito que será realizado no add-on automaticamente , será o Valor do Estorno de Crédito do ICMS multiplicado pelo fator de redução informado no Cadastro de Entidade → Aba Parâmetros → Parâmetros 2 → campo Crédito Entradas Estimulo por Fator de Redução.

    Percentual do Estorno de crédito das saídas Incentivadas por fator de redução: (Valor do Estorno de crédito do ICMS) x (campo Crédito Entradas Estimulo por Fator de Redução).

    ../../../../../_images/Cred_Esti_Fator_Reducao_19.png ../../../../../_images/Cred_Esti_Fator_Reducao_20.png ../../../../../_images/Cred_Esti_Fator_Reducao_21.png